Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4249-1373
  • Neste artigo vamos conversar um pouquinho sobre como identificar uma pessoa alcoólatra, que é um transtorno na vida do dependente e na vida das pessoas mais próximas a ele, como familiares e amigos.

    Dificilmente elas reconhecem a dependência ou evitam o consumo abusivo, por vontade própria, mesmo que seja aos poucos. E por isso é importante que alguém possa auxiliar e até mesmo indicar uma internação para que consiga se recuperar.

    Como conseguir identificar uma pessoa alcoólatra?

    Existem alguns sinais que indicam quando alguém está envolvido com o alcoolismo e vamos agora citar alguns desses sinais.

    É importante  que seja feito um trabalho de conscientização com a pessoa dependente, pois quando a mesma reconhece seu vício, fica mais fácil de ser ajudada e adotar hábitos mais saudáveis, além de procurar tratamento adequado.

    Vamos ver os principais sintomas de forma mais detalhada no próximo tópico.

    Sintomas que identificam uma pessoa alcoólatra 

    Como identificar uma pessoa alcoólatra então? É simples: faça uma análise, de modo geral, da situação em que a pessoa se encontra, se for por episódios isolados, talvez não consiga fazer a identificação dos sinais necessários e peça ajuda a quem for necessário.

    Tem a necessidade de beber por qualquer motivo em qualquer momento

    Sentir vontade de beber quando se está frustrado, desapontado, triste, alegre, enfim, seja qual for o motivo e não importa se com o momento, esse é um sinal de alerta para que a pessoa esteja se tornando um alcoólatra.

    Não importa se a bebida alcoólica está sendo consumida em um bar ou dentro de casa, se ela é ingerida diariamente, é preciso retroceder, pois a dependência ou está instalada ou está prestes a se instalar.

    Apresenta cansaço e dificuldade em seu raciocínio lógico

    O álcool atua no Sistema Nervoso Central da pessoa, logicamente isso afeta a sua capacidade cognitiva, pois se classifica como uma droga psicoativa/depressora, causando sonolência e a sensação de relaxamento.

    Em um prazo mais longo, provoca cansaço físico e danos em seu raciocínio, em casos mais graves alucinações e confusões mentais também ocorrem.

    Surgem os distúrbios alimentares ou do sono

    Há inibição da fome e consequentemente, problemas significativos relacionados à nutrição, além de causar distúrbios relacionados ao sono, como a insônia, por exemplo.

    Aparecem alterações no metabolismo

    Os fígados, pâncreas e os rins costumam ser muito afetados pelo uso abusivo do álcool, devido ao comprometimento causado pela droga, que passam a não mais processar toda e qualquer substância do sistema metabólico.

    Ocorrem as alterações de humor

    Enquanto fazem uso corriqueiro do álcool o humor do dependente costuma ser de alegria, euforia e relaxamento, mas quando tem uma diminuição da substância, por qualquer motivo, no organismo esse humor altera-se para  ansioso, depressivo, irritadiço e agressivo por vezes.

    Surgem as necessidades cada vez mais altas de doses de álcool para poder sentir o efeito da bebida

    Quanto à tolerância para o consumo de álcool, este aumenta e as dosagens se tornam cada vez maiores, pois a busca pelos mesmos sintomas iniciais de alegria e desinibição também aumentam, pois lhes causam bem estar.

    A tolerância aumenta, porque o álcool no organismo alcançou picos e o organismo defende-se na tentativa de diminuir os efeitos danosos a ele.

    Quando confrontados devido ao uso abusivo do álcool, o dependente costuma demonstrar agressividade.

    A agressividade é uma constante na vida do dependente na sua relação com esse tipo de droga, o que acaba por distanciá-lo dos seus familiares e amigos, o que pode causar mais abuso no uso da droga.

    No entanto, quando confrontado pelos seus por causa desse uso abusivo de álcool, o dependente se torna ainda mais agressivo, mesmo que não tenha noção disso.

    O sentimento de culpa aparece

    Não é somente o dependente que se torna arredio, os que o cerca também sofrem desse tipo de emoção, por muitas vezes não saberem lidar com a situação ou mesmo por não mais saber o que fazer sem uma resposta favorável.

    Quando o dependente percebe seu comportamento, normalmente sente-se culpado pelo que está acontecendo, mas talvez, já não saiba mais como parar de agir desta forma ou mesmo pedir ajuda.

    Se você tem como identificar uma pessoa alcoólatra e essa pessoa faz parte do seu meio social, tenta alertá-lo, mostre-se disponível para ajudar ou entre em contato com alguém que realmente possa fazê-lo, pois há esperança e chances de recuperação.

    Entre em contato

    Tratamento Somente Particular

    Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00

    Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;

    Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.