Se você estiver trabalhando atualmente e pensando em tirar licença para tratar de um transtorno por uso de substâncias, pode ser necessário entender se a empresa é obrigada a prestar tratamento contra alcoolismo.
Muitos têm medo de contar para o seu chefe que está passando por um problema de saúde e que precisa procurar ajuda. A empresa, na maioria dos casos, não enxerga bem a conduta de um funcionário que chega alterado para trabalhar.
Por isso, entenda melhor como pode ser lidado com essa situação e como conversar com o seu chefe sobre o tratamento contra alcoolismo.
Os transtornos por uso de drogas e álcool enviam milhões de pessoas para tratamento todos os anos. Mas, o número de pessoas que realmente comparecem é muito menor do que o número de pessoas que precisam de ajuda.
Se você está trabalhando e lidando com um vício, pode ficar apreensivo em procurar tratamento devido ao estigma ou preocupação com a perda seu emprego e entender se a empresa é obrigada a prestar tratamento contra alcoolismo.
Acredite ou não, o trabalho pode realmente ser um lugar que permite o início do processo de cura do vício. Infelizmente, muitos funcionários desconhecem os recursos que existem em suas empresas, bem como as proteções legais que lhes são concedidas.
Se você está lutando contra o vício, pode ser benéfico olhar para os recursos que seu empregador oferece. Admitir que você tem um problema com seu empregador e buscar a ajuda de que precisa pode ser o início de uma vida nova e sóbria.
No entanto, você ainda deve estar se perguntando, posso ser demitido por ir para a reabilitação e se a empresa é obrigada a prestar tratamento contra alcoolismo?
Não há uma resposta difícil para essa pergunta - certas leis se aplicam para protegê-lo, mas o empregador tem o direito de rescindir seu contrato de trabalho em alguns casos.
É importante entender, porém, que você tem muito menos probabilidade de ser demitido se buscar tratamento e usar suas proteções legais para ir à reabilitação do que se permitir que o uso de substâncias afete negativamente seu trabalho.
Os empregadores não são obrigados a proteger o seu trabalho se o uso de drogas ou álcool estiver prejudicando sua capacidade de realizar o trabalho e/ou se você estiver se colocando em risco ou colocando seus colegas de trabalho em risco.
Em alguns casos, entretanto, eles protegerão seu emprego se você sair para fazer o tratamento.
Quando estiver pronto para falar com seu chefe sobre o início do tratamento, você pode se preocupar com a segurança no emprego e a confidencialidade. Em geral, as pessoas com transtornos por uso de substâncias enfrentam estigma no local de trabalho.
Os empregadores podem ter medo de contratar pessoas com histórico de dependência. Infelizmente, os empregadores podem maltratar esses funcionários, comparando-os a outros trabalhadores que não estão em recuperação.
Estudos mostram que o estigma experimentado por pessoas com transtornos por uso de substâncias é comparável ao HIV / AIDS, transtornos mentais e ser um ex-presidiário.
Esta é uma realidade difícil que você pode querer levar em consideração quando estiver se preparando para falar com seu chefe e pensar se a empresa é obrigada a prestar tratamento contra alcoolismo.
Ser honesto sobre o fato de que você precisa de ajuda pode desviar a atenção de seu chefe das suspeitas para uma abordagem proativa para ajudá-lo a melhorar.
Mas, você pode se consolar em saber que a compreensão do vício evoluiu e muitas pessoas agora o veem como uma doença cerebral crônica e recorrente, e não uma falha moral.
Isso significa que pode ser muito menos difícil abordar um empregador agora do que há 20 anos. Você ainda vai querer abordar o assunto com cuidado e preparação, no entanto. Abaixo estão algumas estratégias que podem ajudar:
Como os problemas com o vício podem ficar fora de controle, é importante que você converse com seu chefe o mais rápido possível. Ter uma conversa franca e honesta pode evitar que você perca o emprego no futuro.
Conheça as políticas da sua empresa. Você pode ler sua papelada de contratação ou procurar online os detalhes sobre a política da sua empresa e recursos para funcionários com dificuldades.
Se você não encontrar nenhuma informação, verifique com o Departamento de Recursos Humanos para saber se a empresa é obrigada a prestar tratamento contra alcoolismo.
Conhecer os seus direitos perante a lei tornará mais fácil pedir a ajuda e os recursos de que necessita para melhorar e / ou receber as acomodações de que necessita para manter a sua sobriedade.
A fofoca do escritório se espalha e você vai querer ser capaz de criar a mensagem que retransmitir ao seu chefe sem que ela seja distorcida por outros canais primeiro.
Você pode entrar em contato com centros de reabilitação Grupo Nova Vida que oferecem tratamento para pessoas que estão trabalhando ou que estão de licença.
Ao falar com seu chefe, você pode informá-lo sobre seus planos para que ele se sinta confiante nas medidas positivas que você está tomando para melhorar.
Certifique-se de deixar claro ao seu empregador o tempo que você precisa para decolar para o tratamento e veja se a empresa é obrigada a prestar tratamento contra alcoolismo.
Mesmo se você achar que consegue ir ao tratamento e trabalhar, é provável que seus sintomas de abstinência sejam desconfortáveis ??e você precise ou queira tempo suficiente para descansar.
Você pode ficar exausto após o tratamento e precisar de algum tempo para se concentrar em aplicar as habilidades que aprendeu à sua vida diária.
Você pode se abrir com seu chefe sobre como o tratamento o ajudará a se tornar um funcionário melhor e quem sabe a empresa é obrigada a prestar tratamento contra alcoolismo.
Se você sofre de dependência ativa, há uma boa chance de que seu trabalho já tenha sofrido até certo ponto e que seu chefe e seus colegas suspeitem de um problema. Frequentemente, uma pessoa que tenta esconder seu vício não é tão boa nisso quanto pensa.
Outros podem ter notado prazos perdidos, mudanças no humor ou na aparência, odores como álcool, etc. Ser honesto sobre o fato de que você precisa de ajuda pode desviar a atenção de seu chefe das suspeitas para uma abordagem proativa para ajudá-lo a melhorar.
Tratamento Somente Particular
Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00
Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;
Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.