O Tratamento para usuários de drogas irá depender de uma ajuda que seja mais adequada para cada pessoa, o que acarreta e pode depender de todas as características pessoais, da quantidade e do padrão ao uso dessas substâncias e se também já apresentam algum problema que seja da ordem física, emocional ou interpessoal decorrente do uso de drogas.
A avaliação em um paciente pode contar com a ajuda de milhares de profissionais que são da área de saúde e entre eles podemos citar: os médicos clínicos ou psiquiatras, os psicólogos, os terapeutas ocupacionais, os educadores físicos, assistentes sociais e enfermeiros. Todos dispostos a dar um acompanhamento que seja a médio ou longo prazo, quando diagnosticada eficazmente.
A dependência química é uma doença crônica e como tal, nunca podemos afirmar que há uma cura e assim como, doenças como hipertensão ou diabetes existe tratamento que cessam e num tratamento eficaz que pode dar um auxílio para a pessoa retornar ao seio de sua família, ao trabalho, estudos ou de volta a sociedade.
Os usuários de drogas costumam ter alguns sintomas que podem ser: um desejo forte de uso de drogas, uma perda de controle nesse uso, após o começo de um tratamento, necessidade de doses maiores de ingestão dessas drogas para se atingir o mesmo efeito de doses anteriores e sintomas de abstinência como sudoreses, tremores ou ansiedade quando se está ou não sob o efeito de drogas.
Alguns estudos para esse tratamento de drogas estão em busca de identificar muitas características que se dizem respeito a um indivíduo em ter um maior risco de um desenvolvimento num abuso ou dependência dessas drogas. Essas características buscadas nesses estudos são determinadas pelos fatores de risco ou proteção e não são iguais para todos, variando conforme a personalidade, o desenvolvimento, a fase e o ambiente ao quais esses usuários estão localizados.
Há muitos tratamentos e os principais são o tratamento médico, as terapias cognitivas, de comportamentos e as psicoterapias. O modelo de tratamento de dependência de drogas é muito importante para esse transtorno que precisa receber uma atenção específica e se não forem bem tratados poderão ter uma possibilidade de o indivíduo voltar a ser dependente.
Esse tratamento de uso de drogas ou álcool, geralmente é feito com o paciente internado numa clínica especializada, como acontece no Grupo Nova Vida e garantindo que não aconteça um contato sem controle com a droga. Esse tratamento pode acontecer de forma voluntária, quando a pessoa deseja esse tratamento ou ocorrendo pela internação compulsória, quando familiares e amigos por meios legais internam uma pessoa contra a sua vontade.
O tratamento consiste em dar um apoio a esse dependente de álcool ou drogas por parte de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, para que aconteça uma desintoxicação para se deixar o vício, numa combinação de medicamentos ou terapia e sempre passando por muitos estágios durante todo esse processo de tratamento para cada caso.
Essas drogas que causam dependência física ou psicológica podem ser além do álcool, a cocaína, o LSD, o ecstasy, a maconha, o crack e a heroína. Embora o tratamento dessas drogas ofereça ferramentas que são úteis para o indivíduo aprender a evitar um contato com as drogas, à família também é de fundamental importância nessa ajuda no tratamento contra a dependência de drogas.
Há muitos fatores que podem envolver um tratamento de drogas e os principais são as suas causas que são biológicas, psíquicas e sociais, aos quais levaram essa pessoa a desenvolver uma dependência. Envolve fases de desintoxicação, reabilitação, cuidados continuados e prevenções de recaídas, ajudando esses pacientes a evitarem as drogas e modificando o seu estilo de vida.
É muito importante que essa dependência e esse tratamento recebam a devida atenção, para que não aja uma grande possibilidade dessa pessoa voltar a ser dependente e se não tratada corretamente, poderá levar ao abuso de drogas novamente. Por isso, esse tratamento tem que ser eficaz e com profissionais envolvidos.
Tratamento Somente Particular
Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00
Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;
Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.