Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4249-1373
  • Como agir com um marido dependente químico: A maioria dos usuários de substâncias químicas não reconhece que são pessoas dependentes, pois vivem a angustiante dualidade de não querer mais consumir a droga e, ao mesmo tempo, não entender como podem viver sem ela. Familiares e amigos sofrem ao tentar estabelecer estratégias em como ajudar um dependente químico e fazê-lo reconhecer que precisa de tratamento.

    Diante dessa situação crítica, é compreensível que familiares e amigos tenham muitas dúvidas sobre como agir adequadamente. Por isso, existem algumas dicas fundamentais para dar suporte a um dependente químico que não quer ajuda. 

    Para alcançar a proximidade com o dependente, especialmente quando se trata de um familiar muito próximo, esteja sempre alerta e vigilante com seu modo de falar. Palavras negativas e xingamentos terão efeito contrário e contribuirão para piorar a convivência.

    Para isso, é essencial estabelecer controle emocional, não deixando que o nervosismo e a decepção invadam seu coração e alcancem as palavras, pois, uma vez proferidas, elas não voltam atrás.

    Uma estratégia pode ser apontar alguns comportamentos do seu marido que não são aprovados, sem exagerar nas críticas ou ameaçar com punições. Em seguida, ofereça sua presença como um suporte na tentativa de buscar o tratamento.

    Quando um familiar ou amigo busca por soluções de como ajudar um dependente químico, um passo importante é encontrar um profissional preparado, que possa oferecer conselhos e determinar o tratamento adequado para aquele tipo de vício.

    O médico especializado poderá propor o uso de medicamentos e encaminhá-lo para uma clínica de reabilitação. Por isso, é importante conhecer a clínica e saber qual a metodologia utilizada na reabilitação dos dependentes.

    Confira algumas dicas para saber como agir com um marido dependente químico:

    Evite fazer comparações

    Alguns familiares costumam comparar o dependente com outra pessoa, o que faz com que ele assuma um comportamento agressivo. A comparação não irá ajudar no processo. Ela irá apenas causar danos, por isso evite agir assim.

    Conversar é importante

    Quando um dependente tem o seu vício descoberto pela família, ele é muito criticado e muitas vezes punido por isso. Ter essas atitudes farão com que ele fique ainda mais revoltado, o que dificulta o processo de recuperação. Converse e ofereça ajuda.

    Não aceite a violência

    Infelizmente é comum que um marido dependente seja violento. Por isso a maioria das mulheres sofre tanto com essa situação. Por mais que você ame a pessoa, não aceite ser vítima de violência.

    Tenha uma conversa séria com o seu marido assim que ele estiver sóbrio. Explique que, se prestar queixa, ele poderá ser preso e que isso não ajudará em sua recuperação.  Aconselhe-o a buscar atendimento especializado em locais como as clínicas de recuperação Grupo Nova Vida.

    Não faça acordos

    É comum encontrar os familiares acobertando o vício e oferecendo acordos (“apenas use uma vez por dia”, por exemplo). Isso é um grande erro. Pessoas com dependência não conseguem se controlar. Se não forem tratadas, continuarão a alimentar seu vício cada vez mais.

    Por mais que você ame seu marido, a procura de um profissional ou de uma clínica especializada em tratamentos para dependentes químicos é essencial para o processo de reabilitação dele.

    Resumindo o primeiro passo é saber se ele quer ser ajudado, se aceita, é de extrema relevância que o contexto familiar participe. Procure uma terapia comportamental, é uma abordagem psicológica que vai ajuda-lo e aos demais do contesto familiar.

    Fale com nossa equipe e conheça os tratamentos para alcoolismo!

    Entre em contato

    Tratamento Somente Particular

    Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00

    Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;

    Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.