Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4249-1373
  • A dependência química do álcool é um vício silencioso, onde as pessoas acreditam que, por ser um hábito social, normal, não pode evoluir e causar efeitos mais nocivos à saúde. E a dependência do álcool é algo que vem aumentando no mundo, e o seu maior problema é que muitas pessoas que possuem essa dependência não sabem que são dependentes, o que prejudica a procura de ajuda.

    O lado positivo é que existem locais que trabalham para que as pessoas consigam recuperar as suas dignidades e voltarem a conviver de forma saudável, sem maiores problemas.

    O que elas não podem esquecer é que a dependência química álcool é uma luta que se faz diariamente e, um dia após o outro, a vitória merece ser celebrada em todos os dias que não houve uma ingestão de álcool.

    Como saber se a pessoa é dependente de álcool?

    Para descobrir se a pessoa possui alguma dependência relacionada ao álcool, é preciso observar alguns sintomas que ela apresenta. São eles que mostram como anda o grau de dependência da pessoa.

    Para isso, observe os seguintes sintomas:

    Fissura – que é a vontade descontrolada de beber álcool;

    Perda de controle – é a incapacidade que a pessoa tem de controlar a sua vontade de ingerir bebida alcoólica em qualquer situação;

    Dependência física – são os sintomas que a abstinência causam, como as náuseas, os suores, as tremedeiras e a ansiedade e eles aparecem quando o consumo de álcool é interrompido depois de um período longo de uso excessivo. A dependência séria pode fazer com que a pessoa apresente sintomas de abstinências que podem colocar a via em risco, que começam de 8 a 12 horas após a última bebida. A tremedeira começa cerca de 3 a 4 dias depois, com a pessoa ficando extremamente agitada, tremendo, alucinando e totalmente fora da realidade.

    Tolerância – é quando a pessoa necessita de grandes quantidades de álcool para começar a sentir euforia.

    Uma pessoa que tem o costume de beber álcool sempre dirá que pode parar de beber a hora que quiser, em qualquer momento, mas o problema é que essa hora nunca chega. O alcoolismo não é um destino, mas sim uma progressão, um longo caminho em que a pessoa venha se deteriorando, causando grandes danos à sua vida.

    O uso e a dependência de álcool e outras drogas é visto por grande parte população como um sinal de fraqueza de caráter ou falta de força de vontade, como se o indivíduo fosse capaz de mudar o seu comportamento e não o fizesse. 

    No processo da formação do estigma social, tais características negativas atribuídas pela sociedade são internalizadas pelos estigmatizados, trazendo consequências em três esferas: 

    Social: inclui problemas familiares, exclusão social, desemprego e disparidades sociais;

    Psicológica: presença de sentimentos de culpa, vergonha, raiva, angústia e baixa autoestima;

    Saúde: agravamento de sua condição, dificuldade ou recusa em buscar ajuda e baixa adesão ao tratamento.

    É importante destacar que a família pode atuar como uma fonte para ajudar na prevenção e no engajamento ao serviço de saúde. Assim, constitui-se como peça-chave no tratamento, devendo estimular e participar de todo o processo terapêutico.

    Como prevenir o alcoolismo?

    Não existe ao certo algo que possa estar relacionado à prevenção do álcool, mas é de vital importância que as estratégias de prevenção sobre a questão ser desenvolvida, incorporando abordagens baseadas em evidências culturamente apropriadas, com prioridades para gestantes, jovens, menores de idade e outras populações vulneráveis.

    Não existe um modelo ideal e único de programa que possa oferecer diferentes abordagens para esse tema. Mas é importante destacar que o Grupo Nova Vida desenvolve um trabalho onde a dependência do álcool consegue ser extirpada da pessoa.

    É certo que o caminho é longo e sempre doloroso, mas vale a pena destacar o trabalho que é realizado dentro do Grupo Nova Vida.

    A bebida social, quando passa de certo estágio, torna-se porta para o caminho de outras drogas e, dependendo da situação, este pode ser um caminho sem volta.

    Portanto, a melhor prevenção para o alcoolismo é não dar o primeiro gole evitar a sua ingestão. Por mais que seja uma situação difícil, você conseguirá, com a ajuda dos seus familiares e do Grupo Nova Vida.

    Entre em contato

    Tratamento Somente Particular

    Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00

    Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;

    Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.