Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4249-1373
  • O transtorno causado pelo uso abusivo de álcool tem como causa a dor e angústia que o consumo acaba por causar, tornando a vida da pessoa dependente e seus familiares muito difícil, o que leva muitos a perguntarem se o tratamento do alcoolismo é eficaz.

    Pensando em responder a esse questionamento, este artigo foi elaborado para você, explicando que o alcoolismo é uma condição médica e como tal, precisa de um tratamento adequado.

    Conheça os principais sinais do alcoolismo e seu tratamento

    Alguns dos sinais do alcoolismo são:

    • Consumo abusivo de bebida alcoólica;

    • Falta de controle da quantidade de álcool ingerida;

    • Ansiedade,

    • Mudança brusca de humor;

    • Estresse quando impedido de beber.

    Os distúrbios provocados pelo uso abusivo do álcool, tem seus níveis variados, que vão do leve ao grave, de acordo com o grau dos sintomas apresentados.

    É de extrema importância que se procure ajuda ao sinal desses e outros sintomas, pois o transtorno do uso de álcool grave é conhecido como alcoolismo, isto é dependência do álcool.

    O tratamento está disponível em clínicas de reabilitação como do Grupo Nova Vida e seguindo de forma correta, é possível que o dependente tenha sua vida reabilitada, sóbria e com poucas chances de recaídas.

    Para compreender que um tratamento do alcoolismo é eficaz, é preciso entender quais os tipos de tratamentos disponíveis, dentro das instituições como hospitais, clínicas de reabilitação, entre outros espaços de cuidados primários.

    Dentre os tratamentos, em suas fases de reabilitação, pode-se contar com a ajuda de medicamentos psiquiátricos, que ajudam a equilibrar as químicas cerebrais e terapias comportamentais, que além de ajudar a compreender a causa do transtorno, usa técnicas que possibilitam mudar seus comportamentos.

    Os medicamentos não prometem cura, mas sim controle para esta que é uma doença considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como crônica.

    Os níveis de tratamentos variam de acordo com a compreensão, aceitação e sintomas do transtorno causado pelo excesso de álcool no organismo, que podem ser tanto clínicos como com intervenções através de internações.

    O tratamento do alcoolismo é eficaz de verdade?

    Para uma grande parcela de pessoas que fazem o tratamento de forma adequada e evita as situações problemas que podem levá-los a uma recaída, a resposta é sim.

    No entanto, essa é uma condição em que o processo de manutenção da remissão é constante e contínuo, o que não impede uma recaída de acontecer, mas quando feito todo o tratamento adequadamente, dificulta muito de acontecer de forma consciente.

    A recaída, se acontecer, deve ser vista não como um fim, mas como um ponto na curva da vida, que deve ser superada, dando continuidade ao tratamento e à sua reabilitação.

    Portanto,a realidade é que o tratamento do alcoolismo é eficaz, mas é preciso seguir o passo a passo do tratamento, como por exemplo:

    • Procurar ajuda é a primeira opção para que se siga um tratamento eficaz, com profissionais especializados e qualificados para atendê-los em suas necessidades;

     

    • Após dar início ao tratamento, em uma clínica de reabilitação, por exemplo, é hora de desintoxicar o organismo, isto é, deixar o corpo limpo de qualquer ação do álcool e seus resquícios, o que vai fazê-lo passar pela abstinência, na qual os profissionais, com medicamentos irá ajudar no desconforto que a mesma causa;

     

    • Após a desintoxicação, inicia-se a reabilitação com todos os cuidados devidos que ajudam a evitar a recaída;

     

    • Entre esses cuidados podemos citar: tratamentos médicos especializados, psicoterapias, cooperação da família para um ambiente acolhedor e sempre que necessário internação desde o início do tratamento.

    Passar por todo esse processo não é simples, mas com a ajuda adequada, pode levar o paciente a ter um tratamento bem sucedido, o que sozinho é muito difícil de se conseguir.

    Com a ajuda correta e a disponibilidade de fazer dar certo, existirá motivação suficiente para uma vida reabilitada e qualitativa.

    Todavia, é preciso estar atento: o alcoolismo não tem cura e ter disposição para se manter afastado da bebida alcoólica é um processo diário que precisa ser vencido, por isso muitos pacientes precisam de manter a terapia fora da clínica, com o apoio da família e dos amigos para se manter limpo. 

    O que também ajuda muito, é poder compartilhar essa condição com outras pessoas que estão vivenciando processos parecidos, pois desta forma compartilham as suas experiências.

    Sendo assim e respondendo a pergunta inicial, o tratamento do alcoolismo é eficaz com os profissionais especializados, terapia adequada e comprometimento do paciente e familiares/amigos.

    Não tente sozinho, não espere algo pior acontecer, peça ajuda para nossa equipe hoje mesmo!

     

    Entre em contato

    Tratamento Somente Particular

    Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00

    Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;

    Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.