Precisa de Ajuda?
  • Entre em contato - (11) 4249-1373
  • O alcoolismo é um problema muito comum aqui no Brasil e no mundo que pode atingir vários tipos de pessoas, mas você já se perguntou qual a forma de se evitar o alcoolismo?

    Existem países em que a taxa de alcoólicos é de 9% da população, onde podem ser considerados consumidores excessivos do álcool. Se você está passando por uma situação como essa ou conhece alguém que esteja, trouxemos algumas informações sobre qual a forma de se evitar o alcoolismo. Confira a seguir:Esse problema pode atingir o corpo físico, a saúde mental e o convívio social e familiar da pessoa, fazendo com que vários outros problemas surjam, como o descontrole financeiro e a falta de moral.O QUE LEVA UMA PESSOA A SER ALCÓOLATRA?

    As causas do alcoolismo podem ser as mais variadas possíveis. Sua dependência pode estar diretamente relacionada a fatores sociais, psicológicos e genéticos. 

    Essas questões podem acontecer de maneira gradual, dependendo do organismo e da mente da pessoa. As consequências do álcool podem ser bem negativas para a vida do dependente.

    QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO ALCOOLISMO?

    O maior sintoma do alcoolismo é a necessidade de consumir o álcool e não conseguir controlar esse consumo. Além disso, o dependente não consegue reduzir a quantidade de álcool consumida, pelo contrário, essa quantidade só aumenta.

    Nessa mesma proporção, o organismo vai ganhando resistência aos efeitos do álcool, fazendo com que o indivíduo sempre tenha que aumentar a quantidade para sentir o mesmo efeito de antes.

    Com a pressão social, a pessoa passa a consumir o álcool de forma descontrolada e faz isso em ambientes isolados, para não sofrer com os julgamentos alheios. A abstinência dessa substância no organismo faz com que a pessoa sinta enjoos, tremores e até suores.

    Além desses sintomas, é possível que o álcool altere a memória da pessoa. Antes, as atividades comuns do dia a dia que eram feitas de forma rápida, passam a ser atividades desagradáveis, onde só se consegue realizar as tarefas com a ajuda do álcool.

    Quando falamos sobre o alcoolismo, também podemos citar o grande risco de acidente que ele causa, além do risco aumentado de doenças hepáticas, cardíacas, sexuais e digestivas.

    QUAL O TRATAMENTO CORRETO PARA O ALCOOLISMO?

    Antes de listar quais são os tratamentos disponíveis para o alcoolismo, é interessante lembrar que o indivíduo precisa ter força de vontade e querer largar esse vício. Essa é a primeira forma de se evitar o alcoolismo.

    Existem tratamentos médicos que podem ser feitos para combater o alcoolismo, mantendo uma série de acompanhamentos com vários profissionais da saúde, como psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos. 

    Além da colaboração da própria pessoa e acompanhamento médico, a família também é parte importante para conseguir evitar o alcoolismo.

    QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO ALCOOLISMO?

    Quando um indivíduo torna-se dependente de alguma substância, ele fica mais vulnerável a doenças, assim como o risco de acidentes é aumentado. Outro problema que pode acontecer com pessoas alcóolicas é atrapalhar a sua vida profissional, social e familiar.

    Evitar o consumo de álcool pode ajudar muito a diminuir alguns problemas como:

    • Distúrbios comportamentais

    • Distúrbios mentais

    • Perda de memória

    • Dificuldade de aprendizagem e raciocínio

    • Cirrose hepática

    • Agressividade

    • Doenças cardiovasculares

    • Insônia

    • Câncer

    • Problemas na gestação.

    COMO EVITAR O ALCOOLISMO?

    A prevenção do alcoolismo precisa ser de interesse do indivíduo e a ajuda de pessoas do mesmo círculo de relacionamento dele. É importante encontrar maneiras de relaxar e lidar com o stress do dia a dia para não descontar na bebida.

    Veja algumas dicas de qual forma de se evitar o alcoolismo:

    • Escolha apenas um dia para consumir bebidas alcoólicas 

    • Não compre bebidas para a sua casa

    • Tenha o autocontrole em dizer não quando oferecerem bebidas a você

    • Evite estar em situações em que a bebida é o principal foco

    • Tenha metas para alcançar

    • Procure por ajuda profissional.

    Como dissemos, para tratar e evitar o alcoolismo, é muito importante que a pessoa se conheça e saiba quais são os seus limites. Assim, ela vai conseguir abrir mão do que é superficial, no caso a bebida alcoólica, para garantir uma qualidade de vida maior.

    Evitar o alcoolismo não é uma tarefa fácil e requer muita paciência, esforço e dedicação. É uma doença que tem tratamento, mas deve ser acompanhada de profissionais capacitados para que os resultados sejam satisfatórios e isso você pode contar com as clínicas de recuperação Grupo Nova Vida!

    Entre em contato

    Tratamento Somente Particular

    Horários de Atendimento: Segunda à Sexta das 8:00 ás 21:00

    Finais de Semana e Feriados (Somente via WhatsApp ou E-mail) - Remoção 24 horas;

    Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.